Repositório Digital

A- A A+

O ensino de ciências e a visão antropocêntrica

.

O ensino de ciências e a visão antropocêntrica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de ciências e a visão antropocêntrica
Autor Daitx, Vanessa Vitcoski
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Antropocentrismo
Ensino de ciências
Resumo O antropocentrismo consiste na visão de mundo que tem o homem como principal referencial, e está presente em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, servindo de justificativa para o consumo inconsciente e não sustentável dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da visão antropocêntrica no ensino de Ciências, principalmente em relação a dois aspectos: sua presença nos livros didáticos e à visão do professor dessa disciplina sobre essa temática. A partir de uma abordagem qualitativa e visando uma investigação que contemplasse tanto a questão do livro didático, quanto dos professores, o trabalho foi dividido em duas frentes analíticas: análise do conteúdo dos livros e análise do discurso dos professores. Os livros escolhidos tiveram os capítulos sobre vírus e bactérias analisados em relação à presença de conteúdos com referencial antropocêntrico. O trabalho foi realizado com a colaboração de duas escolas públicas estaduais e uma federal da cidade de Porto Alegre, nas quais cinco professores de Ciências responderam a um questionário que continha trechos dos livros analisados, visando entender se os professores conheciam o conceito de antropocentrismo ou, ainda, se identificavam os fragmentos de texto considerados antropocêntricos. Nos livros foram identificados vários trechos que sugerem o homem como única referência para tudo que existe. Em relação aos professores, percebemos que a maioria não conhece o conceito estudado, sugerindo a necessidade de maiores investimentos na formação desses sujeitos. Em vista da impossibilidade de formação de cidadãos ecologicamente comprometidos a partir de uma óptica que separa a espécie humana da natureza, colocando a primeira no centro de tudo que existe, concluiu-se que precisam ocorrer mudanças urgentes na forma como as Ciências são ensinadas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35277
Arquivos Descrição Formato
000781919.pdf (427.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.