Repositório Digital

A- A A+

O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula

.

O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
Autor Silva, Sandro Rech da
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino
Sala de aula
Resumo Quando se analisa a maneira como transcorre o diálogo entre professor e aluno, podem ser observadas lacunas no que se refere aos aspectos emocionais da interação. De maneira geral, os professores tendem a se afastar das emoções para que sobressaia a razão, a lógica e os aspectos cognitivos, demonstrando antagonismo entre ensino e emoções. O presente trabalho buscou analisar as interações entre professor e aluno do ponto de vista das emoções positivas e negativas existentes no cotidiano escolar. Para tanto, foram criadas, com base na literatura, categorias de possíveis emoções positivas e negativas em momentos de sala de aula. A pesquisa realizada foi de ordem qualitativa, em que relatórios de estágio, de alunos da disciplina de Estágio de Docência em Biologia, foram analisados. A partir dessa análise, foram retirados fragmentos dos relatos que se enquadrassem nas categorias criadas. Os resultados mostraram que o predomínio de emoções negativas geralmente está nas práticas de professores titulares, enquanto a maior prevalência de emoções positivas está presente nos relatos de professores estagiários. As análises referentes a esses resultados mostram que as emoções positivas favorecem o aprendizado, sendo fundamental o estabelecimento de um vínculo afetivo, bem como o bom humor nas interações entre professores e alunos. Dessa forma, seria justo repensar o modelo dos cursos de formação, tendo em vista que a relação entre ensino e emoções não é um assunto freqüente nas disciplinas dos cursos de licenciatura.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35279
Arquivos Descrição Formato
000783101.pdf (605.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.