Repositório Digital

A- A A+

Polimorfismos no gene do receptor de dopamina D2 na doença de Parkinson

.

Polimorfismos no gene do receptor de dopamina D2 na doença de Parkinson

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Polimorfismos no gene do receptor de dopamina D2 na doença de Parkinson
Autor Rieck, Mariana
Orientador Hutz, Mara Helena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Molecular, Celular e Funcional: Bacharelado.
Assunto Doença de Parkinson
Polimorfismo
Resumo A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente e é caracterizada por tremor de repouso, bradicinesia e rigidez muscular. A levodopa é um precursor da dopamina, substância que está diminuída no circuito nigroestriatal em pacientes com DP, e o principal medicamento para o controle dos sintomas motores. Seu uso continuado pode causar efeitos colaterais. O receptor de dopamina D2 (DRD2) é reconhecido como um dos maiores sítios de ação da dopamina no sistema nigroestriatal, controlando funções relacionadas ao movimento. Seus polimorfismos –141C Ins/Del e o Taq1A são os mais estudados. Foram selecionados e avaliados 175 pacientes com DP idiopática. Portadores do alelo -141C Del estão sendo protegidos da ocorrência de discinesia (P=0,010) e homens portadores do alelo TaqIA A1 necessitam de doses maiores de levodopa (P=0,048). Os resultados obtidos até o momento sugerem que o gene DRD2 apresenta importante papel na farmacogenética da DP idiopática.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35281
Arquivos Descrição Formato
000783118.pdf (539.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.