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dc.contributor.advisorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Everton Antinolfi dapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-09T01:19:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35291pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce funções específicas dentro da educação básica, tais como: reparação, equalização e qualificação. O currículo tem um papel fundamental para que se cumpram tais funções. A desvinculação entre o que se ensina na escola e a realidade vivida, que ocorre no ensino em geral, é uma questão que se torna ainda mais problemática na EJA. As propostas curriculares educacionais na área de ciências biológicas na EJA dificultam a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo o ensino bastante teórico, descritivo, com segmentação dos conteúdos, visando à memorização de nomes e conceitos, o que torna as aprendizagens pouco eficientes para a interpretação e intervenção na realidade. Levando-se em consideração as experiências de estágios docente, em que se percebeu, muitas vezes, que o conteúdo é o fim em si mesmo da educação, procurou-se analisar como os professores de diferentes instituições de ensino usam sua autonomia na seleção dos conteúdos curriculares. Aliado a isso, qual a importância que os professores atribuem ao conteúdo para permanência do aluno na EJA, buscando definir quais os critérios que deveriam ser prioritariamente considerados a fim de apresentar os assuntos mais relevantes para a compreensão dos alunos sobre a vida e o ambiente que os cercam. Além de uma pesquisa qualitativa com professores de diferentes instituições, foi feito um estudo sobre as teorias sobre currículo. O estudo teórico sobre o currículo somado as experiências dos professores entrevistados contribuíram muito para minha compreensão sobre o exercício da autonomia docente no aspecto da seleção de conteúdos. Para que os professores exerçam sua autonomia como educadores, é importante aprofundarem suas concepções sobre o currículo e ter seu foco pedagógico no sujeito da aprendizagem, a fim de que possam educálos para a cidadania.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleO currículo de biologia na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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