Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Caroline Borgespt_BR
dc.date.accessioned2011-12-09T01:19:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35292pt_BR
dc.description.abstractAvaliar é um ato dinâmico e inerente ao ser humano. A avaliação apresenta múltiplos significados, e sua interpretação depende do contexto onde eles se inserem. No contexto escolar, a avaliação tem sido amplamente utilizada para caracterizar os alunos em aprovados e reprovados, entretanto, essa é apenas uma visão restritiva do seu papel. A avaliação pode qualificar e subsidiar os processos de ensino e de aprendizagem, faz parte do projeto pedagógico escolar, e está a serviço destes para que avanços e problemas possam ser detectados e alternativas possam ser propostas para a melhoria da educação. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo analisar as práticas avaliativas empregadas pelos professores de uma instituição de ensino da rede pública e verificar se estas eram coerentes com a proposta pedagógica da instituição. A análise foi realizada utilizando-se relatórios de observações, escritos por estagiários que atuaram nesta mesma instituição de ensino, durante a sua preparação para o Estágio de Docência. A metodologia utilizada foi qualitativa, consistindo de análise de conteúdo, a partir da categorização de fragmentos de textos extraídos dos documentos selecionados. Essa análise categorial está de acordo com os pressupostos de Bardin (1979), sendo a categorização realizada após a análise dos documentos. Foram criadas seis categorias, de acordo com o aparecimento e a recorrência de unidades de significados atribuídos aos fragmentos dos documentos analisados. A interpretação e a discussão dos dados, baseadas na literatura consultada, também possuem um caráter subjetivo, assim como as descrições das práticas pedagógicas contidas nos relatórios analisados, tendo a possibilidade, então, de ser interpretadas de outras formas por outro pesquisador, que possivelmente produziria categorias diferentes. A análise das categorias e da proposta pedagógica revelou que a maioria das práticas avaliativas, utilizadas pelos professores são coerentes com a proposta pedagógica da instituição de ensino, sendo possível detectar práticas que ampliam o papel da avaliação e que favorecem o crescimento e o desenvolvimento tanto de docentes como de discentes, demonstrando que a avaliação qualifica e subsidia o processo educativo.pt_BR
dc.description.abstractEvaluating is a dynamic act and inherent to human beings. The evaluation has multiple meanings, and its interpretation depends on the context in which they occur. In the context of school evaluation, it has been widely utilized for characterizing students into approved and disapproved, however, this is only a restrictive view of the role of evaluation. The evaluation may qualify and support the school because it is a fundamental component of teaching and learning, it is part of the school’s pedagogical project and it is the service that these advances and failures can be detected and solutions can be proposed for improving the educational process. Thus, this study aims to analyze the evaluative practices employed by teachers of an educational institution in the public and to verify whether these are consistent with the institution's educational proposal. The analysis was performed using the reports of comments written by interns who endure this same institution, during its preparation for the Stage of Teaching. The methodology was based on a qualitative analysis, consisting of content analysis and categorization of excerpts of selected documents. This category analysis is consistent with the assumptions of Bardin (1979), and the categorization was done after reviewing the documents. We created six categories according to the onset and recurrence of the fragments in the analyzed documents. The interpretation and discussion, of the data, based on the bibliography, also have a subjective character of the author, as do descriptions of teaching practices in the reports analyzed, and may be interpreted differently by another researcher, who may produce different categories. The analysis of categories and pedagogical project revealed that most of the evaluation practices used by teachers are consistent with the pedagogical educational institution, and can detect evaluation practices that expand the role of evaluation and underpinning the growth and development of both faculty and students, demonstrating that evaluation is a qualifier and a subsidizer of the educational process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectPedagogical projecten
dc.subjectEvaluative practiceen
dc.titlePráticas de avaliação discente : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples