Repositório Digital

A- A A+

Influência da fonte nutricional no crescimento ótimo e produção de antimicrobianos produzidos por isolados de Streptomyces sp.

.

Influência da fonte nutricional no crescimento ótimo e produção de antimicrobianos produzidos por isolados de Streptomyces sp.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Influência da fonte nutricional no crescimento ótimo e produção de antimicrobianos produzidos por isolados de Streptomyces sp.
Autor Antunes, Themis Collares
Orientador Van der Sand, Sueli Terezinha
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Streptomyces
Abstract Os estreptomicetes são bactérias caracterizadas por sua habilidade em formar hifas, amplamente distribuídos no ambiente e conhecidos pela produção de moléculas biologicamente ativas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a atividade antimicrobiana de seis isolados de Streptomyces provenienttes de processo de compostagem frente a dezenove cepas de Enterococcus. O perfil de susceptibilidade dos Enterococcus foi avaliado para onze antibióticos, empregando a técnica de difusão de disco em ágar. A atividade antimicrobiana dos estreptomicetes foi avaliada pela técnica da dupla camada. Os isolados que apresentaram atividade foram cultivados em meio amido caseína à temperatura de 30ºC por sete dias, em agitação constante. Após crescimento a cultura foi filtrada para obtenção do extrato bruto. A atividade antimicrobiana do extrato foi avaliada através da técnica de difusão em poço. O isolado que apresentou maior espectro de atividade foi selecionado para crescimento em diferentes fontes de carbono e nitrogênio, medidas de pH e biomassa foram realizadas concomitantemente aos ensaios. Foi aplicada a técnica de cromatografia em camada delgada para separação dos compostos presentes no extrato bruto do isolado selecionado. Todos os isolados de Streptomyces foram efetivos contra Enterococccus no ensaio de dupla camada. No ensaio de difusão em poço o isolado 8S apresentou maior atividade antibiótica do que os outros isolados de Streptomyces. Ao ser crescido em diferentes fontes de carbono e nitrogênio o extrato produzido por este isolado teve melhor ação antibiótica em amido e nitrato potássio. Não foi notada influência do crescimento ou da medida de pH para produção de moléculas antibióticas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35299
Arquivos Descrição Formato
000793597.pdf (427.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.