Digital Repository

A- A A+

Potencial inseticida de óleos de origem vegetal sobre Grapholita molesta

DSpace/Manakin Repository

Potencial inseticida de óleos de origem vegetal sobre Grapholita molesta

Show full item record

Statistics

Title Potencial inseticida de óleos de origem vegetal sobre Grapholita molesta
Author Colpo, José Fernando
Advisor Jahnke, Simone Mundstock
Date 2010
Level Graduação
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Ambiental: Bacharelado.
Subject Inseticida de origem vegetal
Abstract in Portuguese Devido ao seu processo evolutivo peculiar, as plantas desenvolveram um arsenal de produtos tóxicos capazes de deter seus inimigos naturais. Em decorrência do estudo das interações químicas entre insetos e herbívoros e do avanço da pesquisa fitoquímica, hoje são conhecidas uma infinidade de produtos naturais, denominados de aleloquímicos, com grande potencial inseticida. Grapholita molesta (Busck), (Lepidoptera: Tortricidae) também conhecida como mariposa-oriental é uma das principais pragas do pessegueiro, danificando brotações e frutos. Em brotações, o inseto destrói o meristema apical e, nos frutos, abre galerias na polpa, inviabilizando o pêssego para o consumo in natura ou para a comercialização. O objetivo do presente estudo foi verificar a mortalidade causada por óleos vegetais em G. molesta. Ovos de insetos, provindos de criação artificial, foram imersos em óleos essências de Elionurus sp. e citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt.) nas concentrações de 0,1%, 0,5%, 1% e 0,5%, 1%,5%, respectivamente. Os resultados obtidos para o óleo de Elionurus sp. em ovos de G. molesta apontam que as três concentrações causaram mortalidades acima de 30% em todos os tratamentos, diferindo significativamente dos controles (Tukey P<0,05). A mortalidade causada pelo óleo de citronela foi em torno de 70% significativamente superior ao controle (P <0,01). As aplicações de óleo de citronela a 1% em pupas causou mortalidade de 99,8%. Não houve atratividade dos adultos em teste de olfatômetro para nenhum dos óleos. O óleo de citronela apresentou deterrência à oviposição, sendo a média de ovos no substrato com o tratamento (0,33±0,33), significativamente menor que no controle, (7,3±0,88) ( P<0,01).
Type Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35318
Files Description Format View
000781936.pdf (1.038Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.