Repositório Digital

A- A A+

Influência de expressões culturais e/ou artísticas no aprendizado

.

Influência de expressões culturais e/ou artísticas no aprendizado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Influência de expressões culturais e/ou artísticas no aprendizado
Autor Higa, Karina Mayumi
Orientador Sabat, Ruth Francini Ramos
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino e aprendizagem
[en] Cultural expression
[en] Learning
[en] Music
[en] Social Project
Resumo A cultura caracteriza o comportamento, regras e crenças de um povo, que são carregadas de significados. E dentro dela as expressões artísticas ocupam um espaço importante na qual exerce funções fundamentais, como formação e desenvolvimento do ser humano, pois resgata a subjetividade, consciência de si, o que possibilita a interação social. A música como expressão cultural é uma importante ferramenta para a construção do conhecimento, uma vez que trabalha com a cognição humana que influencia no modo como o homem enxerga o mundo. A fim de entender como a música influencia no aprendizado - não só em espaços destinados à educação formal, mas em outros que também fazem parte da formação humana - procurou-se identificar esses aspectos através do estudo de caso de um projeto social, utilizando-se o método etnográfico e suas técnicas a observação participativa e entrevistas. Desse modo relacionando-os com o contexto social e identificando as relações que estabelecem com o conhecimento, o que ajuda na formação da identidade social dos integrantes desse espaço.
Abstract The culture characterizes the behavior, rules and beliefs of people, which are laden with meaning. And in her artistic expressions occupy an important space in which it performs key functions such as training and human development. For rescues subjectivity, self-awareness, this allows social interaction. Music as cultural expression is an important tool for the construction of knowledge, since it works with human cognition that influences the way as man sees the world. In order to understand how music affects learning - not only in spaces for formal education, but in others that are also part of human development - we tried to identify these aspects through a case study of a social project, using The ethnographic method and its techniques to participatory observation and interviews. Thereby linking them with the social context and identifying the relationships they establish with the knowledge, which helps in the formation of social identity of members of that space.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35319
Arquivos Descrição Formato
000781939.pdf (295.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.