Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorCapra Neto, Luiz de Freitas Barcellospt_BR
dc.date.accessioned2011-12-09T01:19:39Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35320pt_BR
dc.description.abstractO livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleDos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781987pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples