Repositório Digital

A- A A+

A história da ciência nos livros didáticos de Biologia

.

A história da ciência nos livros didáticos de Biologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A história da ciência nos livros didáticos de Biologia
Autor Pasquetti, Mayara Vendramin
Orientador Araujo, Aldo Mellender de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Biologia
Livros didaticos
Resumo Não deveria ser difícil saber do que trata a História da Ciência, visto que aparentemente o nome se explica, mas pensando nas aplicações e implicações desse conhecimento, percebemos que não estamos lidando com algo simples. Embora o presente trabalho leve no título somente o termo “História da Ciência”, vertentes consideram quase impossível separála de seu cunho filosófico. Outras tentam estabelecer distinção entre as tarefas da Filosofia e da História da Ciência. A melhor maneira de entender do que trata a História da Ciência seria estudar sua própria história, mas para esse trabalho basta entender seus fins, para pensar modos de incluí-la no ensino. Pesquisas enfatizam a necessidade de uma educação mais humanística e significativa, transcendendo o ensino clássico. A introdução da dimensão histórica pode tornar o conteúdo interessante e compreensível ao aproximá-lo do universo cognitivo, sendo a inclusão da perspectiva histórica no ensino defendida por muitos. Há estudos sobre didáticas e o modo como os conteúdos são ensinados, mas a qualidade da informação é determinante para o sucesso da metodologia aplicada. Sabemos que a maioria dos professores centram suas aulas nos Livros Didáticos. Para uma formação científica completa é fundamental que esse mediador do aprendizado apresente o processo de formação do conhecimento científico. O problema parte do pressuposto de que a História da Ciência pode ser uma ferramenta útil para o ensino de Biologia. Uma vez que ela é apresentada nos livros, objetiva-se analisar como isso está sendo feito, observando como aparece nos Livros Didáticos de Biologia, evidenciando onde está mais bem representada, analisando sua apresentação e contextualização. Foram analisados quatro livros de Biologia, dois títulos em volume único e dois em edições de três volumes, sendo considerados como História da Ciência trechos com: referência temporal, os sujeitos envolvidos e o avanço científico. A História da Ciência é reduzida a nomes e datas, em afirmações isoladas, dando a falsa impressão de que a ciência é feita por grandes personagens, constituída de episódios marcantes. Tem-se a impressão de que a ciência ocorre em um instante exato, determinado. A maioria das referências aparece na introdução dos capítulos ou em quadros separados. Em nenhum dos livros temos evidenciado o contexto histórico em si. A ciência parece ser realizada em outro plano, à parte do mundo. Aparecem quase sempre os mesmos nomes, e os conteúdos de genética e evolução são os mais bem apresentados. Muitas vezes a História da Ciência é utilizada para impor conhecimentos científicos ou para ressaltar algum ponto de interesse. Em geral não aparece o nome completo do pesquisador, logo não há certeza a quem o autor se refere. A escolha das referências históricas parece não ter muito nexo, não havendo como saber por que é enfatizada esta ou aquela referência histórica. Ao que parece, os autores entendem como História da Ciência citar um nome importante e acompanhá-lo de uma data. Além de mal apresentadas, as referências têm reducionismos, repetições, erros e contradições e não evidenciam a constante quebra de paradigmas da ciência. Julgam-se crenças, caindo no equívoco do presentismo. Os autores partem de informações errôneas, fazendo relações equivocadas, e culminam em conclusões erradas. A História da Ciência deveria ser trabalhada como um método de ensino dos conceitos científicos. O ideal seria um trabalho mútuo entre professores, especialistas em História da Ciência e autores dos Livros Didáticos. O ensino precisa se reformular, saindo dos métodos clássicos de memorização e a História da Ciência pode ser uma importante ferramenta para que isso ocorra.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35323
Arquivos Descrição Formato
000794522.pdf (5.853Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.