Repositório Digital

A- A A+

Atividades de educação ambiental : estudo de caso da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre, RS

.

Atividades de educação ambiental : estudo de caso da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atividades de educação ambiental : estudo de caso da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre, RS
Autor Campos, Anita Macedo de
Orientador Guerra, Teresinha
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Educação ambiental
Resumo A Prefeitura de Porto Alegre através do Centro de Educação Ambiental (CEIA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza atividades de Educação Ambiental (EA) em instituições do município, buscando sensibilizar as pessoas sobre as questões ambientais. Este trabalho tem por objetivos identificar: as ações de EA oferecidas, os responsáveis por sua realização, as atividades mais solicitadas, quais instituições as solicitaram e o público alvo. Também foi analisada a efetividade das mesmas e propostas de melhorias. Verificou-se que as palestras são realizadas com maior freqüência, seguidas das trilhas ecológicas e oficinas; os cursos de formação para multiplicadores foram os menos solicitados. Dentre as palestras, os temas Sustentabilidade e Resíduos são os de maior recorrência. As trilhas são realizadas principalmente no parque Farroupilha. As escolas são as instituições que mais solicitam as ações. A demanda pelas atividades parece estar ligada a das datas comemorativas, como os dias da Criança e do Meio Ambiente. Verificou-se que as ações são realizadas de maneira pontual, 83% das instituições não dão continuidade ao trabalho em conjunto com o CEIA, por isso sugere-se que o enfoque do trabalho seja alterado, de ações pontuais para uma formação constante de professores e agentes comunitários que multipliquem os resultados e para isso são necessárias mais edições dos cursos de formação. A categoria de EA abordada pelo CEIA é a EA Conservadora, através da transmissão de informações ambientais, porém é interessante que haja uma troca de visão para uma EA Crítica, que busca a transformação da realidade socioambiental atual.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35331
Arquivos Descrição Formato
000794741.pdf (369.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.