Repositório Digital

A- A A+

Urease de Helicobacter pylori : interação com membranas de plaquetas

.

Urease de Helicobacter pylori : interação com membranas de plaquetas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Urease de Helicobacter pylori : interação com membranas de plaquetas
Autor Guerra, Adriele Scopel
Orientador Carlini, Celia Regina Ribeiro da Silva
Co-orientador Severo, Deiber Oliveira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Molecular, Celular e Funcional: Bacharelado.
Assunto Helicobacter pylori
Urease
Resumo Ureases são enzimas níquel-dependentes que catalisam a hidrólise da uréia em amônia e dióxido de carbono. Helicobater pylori é uma bactéria Gram negativa que parasita o epitélio gástrico humano, e é considerada um fator de risco associado a úlceras gástricas e duodenais por mecanismos que ainda não são bem compreendidos. Estudos mostram, ainda, uma correlação entre a infecção com H. pylori e doenças cardiovasculares. A urease produzida por H. pylori (HPU) é considerada um fator de virulência, pois sua atividade ureolítica aumenta o pH do meio possibilitando a colonização do epitélio gástrico. Nosso grupo mostrou que HPU induz agregação plaquetária de maneira independente da atividade ureolítica, induzindo a secreção de ADP plaquetária pela via de lipoxigenase. Outros resultados sugerem que a HPU recruta a mesma cascata de sinalização utilizada pelo colágeno na agregação plaquetária. Mostramos aqui que as subunidades de HPU, UreA e UreB não são capazes de induzir agregação em plaquetas de coelho, porém agem como inibidores da agregação plaquetária induzida por indutores clássicos como ADP e colágeno. Além disso nossos resultados indicam que a HPU interage com a glicoproteína VI de membrana (GPVI), que é um conhecido receptor de colágeno. Essa nova capacidade farmacológica de HPU reforça a hipótese de que essa proteína pode desempenhar um importante papel na patogenicidade de doenças cardiovasculares indiretamente causados por H. pylori. Outros receptores de membrana, envolvidos na agregação plaquetária, também serão investigados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35338
Arquivos Descrição Formato
000794307.pdf (1.109Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.