Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLulkin, Sérgio Andréspt_BR
dc.contributor.authorMelo, Ana Carolina Carvalho dept_BR
dc.date.accessioned2011-12-10T01:20:13Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35340pt_BR
dc.description.abstractEste estudo pesquisa como o humor se apresenta no ensino de Ciências e Biologia. O texto traz breve introdução sobre aspectos e teorias que abordam o tema e faz um levantamento das questões consideradas humoradas em provas de biologia dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1996 a 2011. Como material empírico foram feitas observações em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores. Os resultados foram listados na forma de quadros com os momentos humorados observados nas aulas seguindo-se a análise desse material. A metodologia utiliza recursos do registro etnográfico e os estudos exploratórios, após análise, permitem concluir que o humor pode provocar mudanças nas mais diversas atitudes humanas. Nessa perspectiva, o humor é uma interessante ferramenta educacional, auxiliando na compreensão de conteúdos e favorecendo o relacionamento entre professores e alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleVocê se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794336pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples