Repositório Digital

A- A A+

As interações afetivas em sala de aula

.

As interações afetivas em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As interações afetivas em sala de aula
Autor Silva, Edileuza Danieli da
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Relação professor-aluno
[en] Affectivity
[en] Teacher-student relationship
[en] Teaching and learning process
Resumo A sala de aula é um local importante para promover interações sociais necessárias para o desenvolvimento cognitivo e emocional do ser humano. O processo de ensino e aprendizagem é favorecido por interações em sala de aula baseadas em afetividade, portanto, é necessário pensar uma prática pedagógica que leve em consideração os aspectos afetivos, pois assim o ambiente da sala de aula se torna convidativo e mais alegre. O principal objetivo do presente estudo é analisar interações afetivas em sala de aula com base em representações do cotidiano escolar de dois filmes e de um documentário. Para isso, cenas contendo aspectos afetivos nas interações representadas, entre professores e alunos e destes entre si, foram selecionadas e descritas. A partir das descrições das cenas foram identificados marcadores de presença ou ausência de afetividade, os quais embasaram a discussão deste estudo. Entre os marcadores de presença de afetividade identificados devem ser destacados a confiança dos professores na capacidade dos alunos e o interesse dos professores pelas suas aprendizagens. Por outro lado, os principais marcadores de ausência de afetividade presentes nesse estudo foram a indiferença dos professores em relação aos alunos e a falta de confiança na capacidade deles. Contudo, os diferentes tipos de marcadores, presença ou ausência de afetividade, se traduzem em resultados também diferentes. A presença de afetividade promove a auto-confiança dos alunos e colabora para o desenvolvimento cognitivo e social. Em contrapartida, a ausência de afetividade pode resultar em falta de motivação dos alunos em relação às aulas e ao objeto de conhecimento. A análise apresentada neste trabalho aponta para um importante papel das interações afetivas em sala de aula na realização dos processos de ensino e aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.
Abstract The classroom is an important place to promote social interactions necessary to the human cognitive and emotional development. The teaching and learning process is promoted by classroom interactions based in affectivity, therefore, it is necessary thinking about a pedagogical practice that appreciate the affective aspects, so the classroom environment become inviting and happier. The main objective of the present study is to analyze classroom affective interactions based in representations of the school routine in two films and a documentary. For this, scenes containing affective aspects in the represented interactions, teacherstudent and student-student, have been chosen and described. From descriptions of the scenes it has been identified markers of the presence or absence of affectivity which support the discussion of this study. Among the markers of presence of affectivity identified, it must be noted the trust of teachers in students' competence and the concern of teachers about students’ learning. On the other hand, the main markers of absence of affectivity present in this study were the indifference of teachers about the students and the lack of confidence in students' competence. However, different kinds of markers, presence or absence of affectivity, reflects different results. The presence of affectivity promotes the students' self confidence and cooperates with cognitive and social development. Conversely, the absence of affectivity can reflect in students becoming unmotivated about both the class and the object of knowledge. The current analysis pointed out an important role for the classroom affective interactions in the realization of the teaching and learning process and in the student development.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35341
Arquivos Descrição Formato
000794385.pdf (475.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.