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Simulação e controle de um sistema de suspensão simplificado

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Simulação e controle de um sistema de suspensão simplificado

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Título Simulação e controle de um sistema de suspensão simplificado
Autor Almeida, Ana Cristina Rebés
Orientador De Bortoli, Álvaro Luiz
Co-orientador Gomes, Sebastião Cícero Pinheiro
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada.
Assunto Análise de sistemas
Estruturas de veículos
Métodos Runge-Kutta
Modelos dinâmicos
Simulação
Sistema de suspensão simplificado
Software matlab
Resumo As aplicações da mecânica vibratória vêm crescendo significativamente na análise de sistemas de suspensões e estruturas de veículos, dentre outras. Desta forma, o presente trabalho desenvolve técnicas para a simulação e o controle de uma suspensão de automóvel utilizando modelos dinâmicos com um, dois e três graus de liberdade. Na obtenção das equações do movimento para o sistema massa-mola-amortecedor, o modelo matemático utilizado tem como base a equação de Lagrange e a segunda lei de Newton, com condições iniciais apropriadas. A solução numérica destas equações é obtida através do método de Runge-Kutta de 4ª ordem, utilizando o software MATLAB. Para controlar as vibrações do sistema utilizou-se três métodos diferentes de controle: clássico, LQR e alocação de pólos. O sistema assim obtido satisfaz as condições de estabilidade e de desempenho e é factível para aplicações práticas, pois os resultados obtidos comparam adequadamente com dados analíticos, numéricos ou experimentais encontrados na literatura, indicando que técnicas de controle como o clássico podem ser simples e eficientes.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3539
Arquivos Descrição Formato
000339615.pdf (1.160Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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