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dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAmarante, Adriano dept_BR
dc.date.accessioned2011-12-14T01:19:18Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35454pt_BR
dc.description.abstractNesta tese propõe-se responder a três principais questões: No primeiro ensaio estuda-se o impacto dos investimentos privados de multinacionais do setor automobilístico no Brasil sobre o crescimento da atividade econômica dos municípios. Os resultados obtidos sugerem que as cidades onde se instalam este tipo de investimentos alcançam um desempenho superior aos outros grupos de municípios sem este recurso. Estes resultados apontam para uma subprovisão de bens públicos esperada em todo agrupamento de cidades, e um crescimento da atividade industrial no grupo de municípios de domicílio dos investimentos em detrimento a um crescimento abaixo da média do grupo de controle dos municípios adjacentes. No segundo ensaio proposto nesta tese, levanta-se a questão sobre qual o impacto do investimento em infraestrutura viária sobre a economia dos municípios do estado de Santa Catarina. Para responder esta questão, o método de regressão de dados em painel foi utilizado para identificar e mensurar o efeito do investimento público em rodovias interestaduais sobre o crescimento econômico municipal. Os resultados apontam para um efeito positivo sobre os municípios adjacentes e aqueles cortados pela rodovia federal. O setor agropecuário tende a perder valor agregado dado uma possível realocação de recursos para o setor de serviços e indústria de transformação. No terceiro e último ensaio, sobre a dinâmica da distribuição espacial da população no Brasil, tem-se como ideia central testar a Lei de Zipf tendo por base as estimativas da dinâmica populacional dos municípios brasileiros e seus limites populacionais (K). Recentes trabalhos na área de economia regional e urbana, e da nova geografia econômica (NGE), retomam o tema sobre a distribuição espacial da população entre as cidades. A principal questão neste ensaio é descobrir sobre a existência de uma tendência na distribuição do tamanho dos municípios brasileiros a atender a Lei de Zipf. Após as estimativas para um estado estacionário na dinâmica populacional dos municípios brasileiros e as estimativas por regressão quantílica da lei de potência, rejeitou-se em quase a totalidade das amostras a existência de um expoente igual a -1.pt_BR
dc.description.abstractIn this thesis propose to reply three principals’ questions. In the first essay examines the impact of private investment of multinational automobile industry in Brazil about the growth of economic activity of municipalities. The results obtained suggest that the municipalities that settle the investments reach a performance superior to other groups of municipalities. These results point to a underprovision expected of public goods in all groups of municipalities and increasing industrial activity in the municipalities of domicile of the investment over a growth below the average of the control group of adjacent municipalities. In the second essay proposed in this thesis, the question is about what the impact of highway infrastructure investment on the economy of the municipalities in the State of Santa Catarina. To answer this question makes use of panel date regression method to identify and measure the effect of public investment on the municipal economic growth. The results does are positive on the neighbouring and crossways interstate highway, the agriculture sector loses added value due a possible relocation of resources to service and manufacture sector. In the third essay, on the dynamics of spatial distribution of population in the Brazil, the core insight this is to test the Zipf’s Law from estimates of population dynamics of Brazilian municipalities and their population limits (K). Lately, studies on the approach of urban and regional economy and of new economic geography (NEG) recovers’ theme on the spatial distribution of population among cities. The central question in this essay, is whether there is a trend in the distribution of sizes of municipalities meet Zipf's law? After estimates for a steady state in the population dynamics of Brazilian municipalities and estimates for regression quantiles power law rejected in almost all of the samples the presence of an exponent equal to-1.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrivate investmenten
dc.subjectPolítica fiscalpt_BR
dc.subjectInvestimento privadopt_BR
dc.subjectFiscal competitionen
dc.subjectEconomia regionalpt_BR
dc.subjectRegional economic growthen
dc.subjectInfrastructure investmenten
dc.subjectEconomia urbanapt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectZipf’s lawen
dc.subjectDynamic populationen
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectDemografiapt_BR
dc.subjectCity sizeen
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEnsaios em economia regional e urbanapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000784430pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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