Repositório Digital

A- A A+

Letramento e construção da escrita e da leitura

.

Letramento e construção da escrita e da leitura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Letramento e construção da escrita e da leitura
Autor Costa, Cláudia Denise Conceição da
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Escrita
Leitura
Resumo Este estudo surge de reflexões sobre minha prática de estágio realizada no primeiro semestre de 2010, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental com crianças de seis anos. Faço uma análise da importância do letramento para a construção da escrita e da leitura, além de refletir sobre meu olhar como professora diante das práticas pedagógicas adotadas no início do Ensino Fundamental. Busco entender de que modo a escola pode adotar o letramento como ferramenta importante nessa construção. Também faço referência à importância de o professor compreender e identificar os estádios do desenvolvimento em que as crianças se encontram para poder proporcionar atividades condizentes a estes períodos, e oferecer uma aprendizagem significativa para a criança ser compreendida em suas construções e seus modos de pensamento. Dessa forma, o professor pode atuar como mediador e incentivador. Esta análise teve como base teórica a Epistemologia Genética de Jean Piaget, que estuda o modo como a criança constroi o seu conhecimento através da interação; a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que explica a maneira como a criança constroi a escrita e a leitura; e Magda Soares, que defende que a alfabetização pode e deve acontecer pelo Letramento, na participação da criança com as práticas sociais da escrita e da leitura.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35687
Arquivos Descrição Formato
000815761.pdf (187.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.