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dc.contributor.advisorCosta, Iris Elisabeth Tempelpt_BR
dc.contributor.authorKosmaliski, Bárbara Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:27Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35690pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso busca evidenciar como as intervenções do professor podem ajudar os alunos a reverem suas concepções ingênuas, aproximando-se, gradativamente, do conhecimento formal ou cientificamente formulado. A análise centra-se nas práticas desenvolvidas durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Modalidade à distância (EAD), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 31 alunos de uma turma de segundo ano, de uma escola Municipal de Ensino Fundamental, no município de Alvorada/RS, nos meses de abril, maio e junho de 2010. A arquitetura pedagógica - Projeto de Aprendizagem – foi usada no trabalho com os alunos, com a intenção de favorecer aos educandos a compreensão da multiplicidade de aspectos culturais que compõem a realidade, permitindo a articulação e a contribuição de diversos campos de conhecimento. Esta metodologia possibilitou trazer à tona as idéias que os alunos tinham sobre a cultura indígena e as curiosidades sobre seus usos e costumes. A mediação realizada pela professora durante as atividades buscou suscitar nos sujeitos sua capacidade de se tornarem autores e construtores do próprio conhecimento através da instigação, dos desafios e das considerações das suas dúvidas e certezas. À luz de Vigotsky, Freire e outros autores busca-se mostrar também como a metodologia desenvolvida motivou e possibilitou a inclusão dos familiares nas atividades e a importância do (com)viver, da interação social, para a evolução do processo cognitivo da criança.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleConcepção ingênua : mediação e respeito à realidade psiquíca da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.identifier.nrb000794991pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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