Repositório Digital

A- A A+

Turno integral na escola de ensino fundamental agrícola : é inovação?

.

Turno integral na escola de ensino fundamental agrícola : é inovação?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Turno integral na escola de ensino fundamental agrícola : é inovação?
Autor Silva, Camila Lima Thomaz
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação ambiental
Educação do campo
Educação rural
Ensino fundamental
Rio Grande do Sul
Resumo Este trabalho tem como mote a Educação de tempo integral e a preservação ambiental, analisando uma escola de ensino fundamental de característica agrícola no estado do RGS e propõe uma reflexão da validade desta proposta à luz da legislação educacional vigente, bem como as possibilidades de desenvolver e ampliar propostas e políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação. Para isso, faz-se necessário além da reflexão sobre a Educação de tempo integral, a revisão da legislação educacional, o resgate histórico do ensino agrícola, bem como a história da Escola de Ensino Fundamental Canadá, para buscar caminhos alternativos a fim de entender e compreender o papel da gestão neste processo de estabelecimento de uma proposta educacional vinculada ao ensino agrícola. O presente trabalho pretende, ainda, apresentar um estudo de caso da Escola Canadá, fundada em 1957, uma Escola Pública de Ensino Fundamental que preserva a peculiaridade de sua localização, oferecendo uma proposta vinculada ao meio ambiente tendo em sua estrutura curricular o ensino agrícola. A Escola Canadá, a partir do ano de 2009, passou a oferecer aos alunos das séries iniciais o turno integral, onde alunos que antes frequentavam a Escola somente pela manhã ou pela tarde, passaram a frequentá-la o dia inteiro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35691
Arquivos Descrição Formato
000794995.pdf (421.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.