Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Denise Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:29Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35696pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de grupo em sala originou-se da minha observação sobre os alunos, onde verifiquei as diferentes capacidades de construção do conhecimento. Sendo assim, oportunizei a interação, a cooperação, o diálogo, a percepção, a reflexão, desafiando os alunos, para que se tornassem pesquisadores ativos e autônomos, construindo a sua autonomia, progredindo cada vez mais, o principal objetivo foi mostrar-lhes o caminho e as ferramentas apropriadas para a construção do conhecimento na troca e na interação com os colegas. Para tal pesquisa usei como referência teórica autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Celso S. Vasconcellos, Celso Antunes, Adriana J.F. Chaves,Kamll. Pois o trabalho em grupo acontece quando todos cooperam, colaboram e interagem, tornando a aprendizagem significativa, devido as trocas eles constroem o conhecimento em conjunto. "Os seres humanos constroem conhecimentos à medida que tentam tirar sempre o melhor proveito de suas experiências." (KAMII, 1996, p. 68). Sendo assim adotei o trabalho em grupo como técnica pedagógica de maneira a estimular a curiosidade e contribuir para a interação, cooperação e a troca de conhecimentos contribuindo na aprendizagem, pois rompe com as barreiras entre alunos e professor; permite trabalhar com a diversidade tanto como com as habilidades, promovendo o desenvolvimento, a interação, a cooperação. E neste momento a troca é fundamental, para que todos possam ter acesso aos conhecimentos prévios e os assimilados pelos colegas. Segundo Paulo Freire (2002, p.52), “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção.” Na sala de aula, é importante que todos, professor e alunos, tomem uma postura dialógica, isto é, que se envolvam em diálogos, troca de conhecimentos, interajam, tornando as aulas como um desafio para ambos. Durante os trabalhos em grupo observei a troca de informações que estimulou a curiosidade criando espaços de interação e cooperação, onde a troca de conhecimento, a pesquisa e a própria curiosidade natural das crianças construíram novos conhecimentos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleO trabalho em grupo como estimulador da prática pedagógica x interação e cooperaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFurtado, Tanara Fortept_BR
dc.identifier.nrb000795022pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples