Repositório Digital

A- A A+

O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos

.

O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
Autor Petrecheli, Iliana Regina de Souza
Orientador Gandin, Luis Armando
Co-orientador Furtado, Tanara Forte
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Construção do conhecimento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando o interesse do aluno. Tal temática surgiu no decorrer do estágio curricular realizado na escola Municipal do Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Vilagran Cabrita, cidade de Alvorada, RS, com uma turma de 4ª série, durante o qual pude constatar o quanto as TICs têm papel importante na educação, quando bem orientadas, uma vez que podem proporcionar novas concepções a respeito dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, a troca de ideias e informações entre alunos e professor. Essa experiência também me fez perceber da importância da postura do professor que precisa agir como um mediador no processo de construção do conhecimento do aluno. Sendo assim, as TICs são úteis para instigar a cooperação, partilhar conhecimentos, ideias, desenvolver parcerias, enriquecer trabalhos e com isso fugir do tradicional e apostar na inovação para que ocorram aprendizagens significativas. Por ter acreditado que a mudança é possível hoje meus alunos já veem o Ambiente Informatizado (AI) da escola, não apenas como uma sala de jogos, mas como um ambiente onde ocorrem diferentes aprendizagens. A internet e o Blog Colaborativo foram os instrumentos que mais contribuíram para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem do estágio, que foi elaborado a partir do interesse e curiosidade dos alunos em conhecer a vida das tartarugas. A cada aula no AI (Ambiente Informatizado) era notável o interesse e o comprometimento dos alunos para realizar as atividades e pesquisas em busca das respostas para as suas curiosidades, que eram organizadas previamente, devido o pouco tempo que cada turma tinha para usar a sala dos computadores. Esse empenho em querer partilhar meus conhecimentos sobre o uso das TICs, com meus alunos se deve ao fato de ter recebido uma base importante no PEAD (Pedagogia Educação a Distância), o que fez com que me sentisse segura para desenvolver o Projeto de Aprendizagem usando as tecnologias disponibilizadas na escola. Foi por achar que houve mudanças positivas tanto para os alunos como para minha prática pedagógica que pensei em usar como meu problema de pesquisa a pergunta: De que forma o uso das TICs pode servir para construir conhecimentos a partir do interesse do aluno? Nesse caso o interesse e a curiosidade dos alunos era conhecer a vida das tartarugas, sendo que grande parte do conhecimento construído foi com o auxilio das TICs. Para desenvolver o meu trabalho precisei buscar esclarecimento através dos referenciais teóricos de Borba, Costa, Magdalena, Fagundes, Freire, Maçada, Tijiboy e Valente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35700
Arquivos Descrição Formato
000795042.pdf (245.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.