Repositório Digital

A- A A+

Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental

.

Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
Autor Machado, Ilsa Berenice dos Santos
Orientador Comerlato, Denise Maria
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Construtivismo
Ensino fundamental
Geometria
Séries iniciais
Resumo Este trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35701
Arquivos Descrição Formato
000795051.pdf (402.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.