Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMagdalena, Beatriz Corsopt_BR
dc.contributor.authorLazaroto, Izoletept_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35704pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao analisar a referida experiência, foi possível perceber que o trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem associado às tecnologias digitais permitiu o acolhimento do conhecimento prévio dos alunos; possibilitou o trabalho interdisciplinar, o qual foi ocorrendo de forma natural durante o desenvolvimento da proposta; potencializou as trocas cognitivas entre os sujeitos e as informações dis-ponibilizadas no ambiente virtual e favoreceu a prática do processo avaliativo forma-tivo e continuado. Todos esses processos foram fundamentais para a construção de conhecimento sobre o tema selecionado: abelhas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleProjetos de aprendizagem e tecnologias digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRamminger, Simonept_BR
dc.identifier.nrb000795064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples