Repositório Digital

A- A A+

A participação da família no processo ensino-aprendizagem

.

A participação da família no processo ensino-aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A participação da família no processo ensino-aprendizagem
Autor Soares, Adriana Fraga
Orientador Gandin, Luis Armando
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Família
Relação escola-família
Resumo O presente trabalho tem por objetivo (re) pensar a importância da família no processo ensino-aprendizagem. No primeiro capítulo buscou-se compreender o que é participação e como esta vem ocorrendo dentro da escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Dihl, localizada no município de Alvorada, RS. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Bordenave, Macedo, Cury, Piaget e Freire. Tendo em vista que as famílias e a comunidade escolar não se demonstram participativas nesta unidade de ensino, buscou-se identificar os fatores que levaram a tal distanciamento. Através do projeto “Leitura em família” realizado durante o estágio supervisionado, um pouco desta participação foi resgatada. Este projeto que basicamente consistia em uma pasta de leitura, contendo uma obra de literatura infantil e um caderno de registro contendo questões básicas a serem respondidas em conjunto, por todos os membros da família após a leitura do livro. Esta pasta era levada diariamente por um aluno para casa e a mesma deveria voltar para escola no dia seguinte. Assim o aluno deveria relatar para o grande grupo como havia sido a atividade em família. Neste sentido este trabalho também se baseia nos registros obtidos na realização deste projeto, assim como nos relatos de pais, alunos e professores a respeito do mesmo. Além disso, foi realizada uma entrevista com os pais, onde estes puderam expressar suas opiniões acerca da participação da família na escola e no processo ensino-aprendizagem, assim como sua opinião sobre o projeto realizado. Da mesma forma os alunos também puderam expressar suas opiniões falando sobre o que acharam do projeto e contando um pouco sobre esta nova experiência em família. Pude constatar que todos os segmentos compreendem a importância de caminharem juntos para que o processo ensino-aprendizagem ocorra efetivamente, mas pouco fazem neste sentido. Assim, cada segmento busca justificar-se diante da ausência sem compreender de fato a importância desta para uma melhoria no ensino e consequentemente na nossa sociedade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35706
Arquivos Descrição Formato
000794897.pdf (1.623Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.