Digital Repository

A- A A+

A participação da família no processo ensino-aprendizagem

DSpace/Manakin Repository

A participação da família no processo ensino-aprendizagem

Show full item record

Statistics

Title A participação da família no processo ensino-aprendizagem
Author Soares, Adriana Fraga
Advisor Gandin, Luis Armando
Date 2010
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Subject Família
Relação escola-família
Abstract in Portuguese O presente trabalho tem por objetivo (re) pensar a importância da família no processo ensino-aprendizagem. No primeiro capítulo buscou-se compreender o que é participação e como esta vem ocorrendo dentro da escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Dihl, localizada no município de Alvorada, RS. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Bordenave, Macedo, Cury, Piaget e Freire. Tendo em vista que as famílias e a comunidade escolar não se demonstram participativas nesta unidade de ensino, buscou-se identificar os fatores que levaram a tal distanciamento. Através do projeto “Leitura em família” realizado durante o estágio supervisionado, um pouco desta participação foi resgatada. Este projeto que basicamente consistia em uma pasta de leitura, contendo uma obra de literatura infantil e um caderno de registro contendo questões básicas a serem respondidas em conjunto, por todos os membros da família após a leitura do livro. Esta pasta era levada diariamente por um aluno para casa e a mesma deveria voltar para escola no dia seguinte. Assim o aluno deveria relatar para o grande grupo como havia sido a atividade em família. Neste sentido este trabalho também se baseia nos registros obtidos na realização deste projeto, assim como nos relatos de pais, alunos e professores a respeito do mesmo. Além disso, foi realizada uma entrevista com os pais, onde estes puderam expressar suas opiniões acerca da participação da família na escola e no processo ensino-aprendizagem, assim como sua opinião sobre o projeto realizado. Da mesma forma os alunos também puderam expressar suas opiniões falando sobre o que acharam do projeto e contando um pouco sobre esta nova experiência em família. Pude constatar que todos os segmentos compreendem a importância de caminharem juntos para que o processo ensino-aprendizagem ocorra efetivamente, mas pouco fazem neste sentido. Assim, cada segmento busca justificar-se diante da ausência sem compreender de fato a importância desta para uma melhoria no ensino e consequentemente na nossa sociedade.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/35706
Files Description Format View
000794897.pdf (1.623Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.