Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de um modelo de análise multicriterial para justificativa de investimentos em tecnologia da informação

.

Desenvolvimento de um modelo de análise multicriterial para justificativa de investimentos em tecnologia da informação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de um modelo de análise multicriterial para justificativa de investimentos em tecnologia da informação
Autor Betencourt, Paulo Ricardo Baptista
Orientador Borenstein, Denis
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração estratégica
Investimento
Tecnologia da informação
Tomada de decisão
Resumo A justificativa de investimentos em Tecnologia da Informação (TI) é um processo de decisão estratégico. Contudo, muitos tomadores de decisão, dada a complexidade dos problemas, acabam por reduzi-lo a um único critério, normalmente monetário, ou a utilizar critérios mais facilmente mensuráveis, em detrimento daqueles relacionados a possíveis benefícios estratégicos ligados à TI. Esse fato pode ser associado à falta de instrumentos de apoio à decisão com habilidade de capturar todos os múltiplos aspectos envolvidos na justificativa de investimentos em TI. A Pesquisa Operacional pode auxiliar esse processo através do desenvolvimento de modelos multicriteriais, visando contemplar, conjuntamente, os aspectos tangíveis e intangíveis normalmente associados a esse tipo de investimento. Nesse sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de decisão multicriterial para a justificativa de investimentos em TI. A implementação do modelo foi realizada utilizando-se o método AHP (do inglês, “Analytic Hierarchy Process”), através do software Expert Choiceâ. O modelo foi validado através da sua submissão a vinte especialistas da área e através da sua aplicação em problemas de decisão. Os resultados obtidos na validação comprovam a generalidade e o potencial do modelo como ferramenta de decisão para o processo de justificativa de investimentos em TI.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3571
Arquivos Descrição Formato
000295610.pdf (1.186Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.