Repositório Digital

A- A A+

Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem

.

Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem
Autor Riess, Maria Luiza Ramos
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Interação social
Trabalho em grupo
Resumo Esta pesquisa enfatiza a importância de se desenvolver trabalhos em grupo em sala de aula para a interação social e a construção de aprendizagens significativas com práticas pedagógicas diversificadas. Ele provém de uma análise qualitativa que investiga e busca interpretar as características dos grupos e de seus líderes e como ocorre o processo de aprendizagens mútuas. Acredita-se no processo construtivo da aprendizagem, sendo necessário, para isso, lançar problemas e desafios, a fim de que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, na busca de respostas, refletindo, discutindo, interpretando e criando em meio a trocas com os colegas. Baseando-se numa prática interativa que respeita e valoriza o saber do aluno, o trabalho em grupo é compreendido como uma dinâmica que, por hipótese, pode desenvolver a autonomia, talvez revelando maior produtividade, envolvimento e cooperação dos alunos que nele descobrem uma experiência de aprendizagem coletiva. Estes são os aspectos investigados por meio da observação participante e da análise das práticas propostas e das produções da turma que se constituíram em memória por meio dos registros feitos em um Diário de Bordo durante o período do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia (abril a junho de 2010), realizado com turma de 4º ano, composta por 35 alunos, em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo. Este estudo busca, então, entender como a dinâmica do trabalho em grupo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, objetivando identificar a importância de familiarizar os alunos com essa forma de trabalho que, muitas vezes, é banalizada e pouco valorizada pelos educadores. A articulação teórica se faz a partir de referenciais baseados em Madalena Freire, Pichon-Rivière e Paulo Freire por apresentarem colaborações relevantes sobre este assunto, não desprezando outros autores que também contribuem para o desenvolvimento do estudo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35714
Arquivos Descrição Formato
000816117.pdf (694.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.