Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorRiess, Maria Luiza Ramospt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:35Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35714pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa enfatiza a importância de se desenvolver trabalhos em grupo em sala de aula para a interação social e a construção de aprendizagens significativas com práticas pedagógicas diversificadas. Ele provém de uma análise qualitativa que investiga e busca interpretar as características dos grupos e de seus líderes e como ocorre o processo de aprendizagens mútuas. Acredita-se no processo construtivo da aprendizagem, sendo necessário, para isso, lançar problemas e desafios, a fim de que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, na busca de respostas, refletindo, discutindo, interpretando e criando em meio a trocas com os colegas. Baseando-se numa prática interativa que respeita e valoriza o saber do aluno, o trabalho em grupo é compreendido como uma dinâmica que, por hipótese, pode desenvolver a autonomia, talvez revelando maior produtividade, envolvimento e cooperação dos alunos que nele descobrem uma experiência de aprendizagem coletiva. Estes são os aspectos investigados por meio da observação participante e da análise das práticas propostas e das produções da turma que se constituíram em memória por meio dos registros feitos em um Diário de Bordo durante o período do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia (abril a junho de 2010), realizado com turma de 4º ano, composta por 35 alunos, em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo. Este estudo busca, então, entender como a dinâmica do trabalho em grupo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, objetivando identificar a importância de familiarizar os alunos com essa forma de trabalho que, muitas vezes, é banalizada e pouco valorizada pelos educadores. A articulação teórica se faz a partir de referenciais baseados em Madalena Freire, Pichon-Rivière e Paulo Freire por apresentarem colaborações relevantes sobre este assunto, não desprezando outros autores que também contribuem para o desenvolvimento do estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho em grupopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleTrabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000816117pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples