Repositório Digital

A- A A+

Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético

.

Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
Autor Samberg, Maristela Antonia
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Escrita
Leitura
Letramento
Resumo A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos do segundo Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, tendo como principal referencial teórico as teorias de Paulo Freire e Magda Soares, e o programa de formação Pró-Letramento. Tendo como temática o letramento e a alfabetização, adotei a abordagem qualitativa, pautando-me num processo dinâmico de estudos teóricos para alfabetização dos alunos, bem como, a abordagem sobre o planejamento e organização do trabalho do professor. Este trabalho possibilitou-me compreender que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos e indissociáveis e que, face à pluralidade de estímulos escritos, o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e de anotações colhidas durante o estágio docente no 1º semestre de 2010, numa escola pública municipal de São Leopoldo, RS. A partir deste trabalho, verifiquei porque se torna essencial refletir sobre uma educação onde o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura, assumindo um papel de orientador e facilitador na aprendizagem do aluno.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35715
Arquivos Descrição Formato
000816123.pdf (355.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.