Repositório Digital

A- A A+

A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil

.

A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
Autor Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Etnia
Identidade
Literatura infantil
Negros
Raça
Resumo A diversidade cultural presente na sala de aula pode ser ponto de partida para inúmeras aprendizagens. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir as questões etnicorraciais numa turma de educação infantil do município de Canoas, analisando a construção da identidade de crianças negras Para tanto, os conceitos de raça, etnia, diversidade, identidade e diferença são analisadas a partir da perspectiva cultural, e relacionados com a minha prática docente, utilizando a literatura infantil com protagonistas negros como um importante recurso pedagógico. As evidências comprovam o efeito positivo destes artefatos na construção da identidade de crianças negras.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35717
Arquivos Descrição Formato
000815942.pdf (814.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.