Repositório Digital

A- A A+

A trabalho integrado entre sala de aula e laboratório de informática como auxiliador nas relações de convivência

.

A trabalho integrado entre sala de aula e laboratório de informática como auxiliador nas relações de convivência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A trabalho integrado entre sala de aula e laboratório de informática como auxiliador nas relações de convivência
Autor Silva, Grasiela Birck da
Orientador Porto, Leonardo Sartori
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Convivência
Informática na educação
Relacao aluno-aluno
Resumo Esta monografia apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre o uso da informática na educação e como esta pode auxiliar nas relações de convivência quando acontece um trabalho integrado entre sala de aula e laboratório de informática. Defende a interligação entre os espaços e conteúdos como uma adequada forma de trabalhar a educação em nossas escolas atualmente, e mostra que quando ela acontece o aluno consegue localizar-se como um ser crítico, autônomo, democrático e solidário. Posteriormente justifica o objetivo deste trabalho de conclusão de curso mostrando uma experiência realizada com uma turma de 21 alunos com idade entre 9 e 11 anos no Centro Social Madre Regina no município de Novo Hamburgo. Esta experiência constitui-se do trabalho através de um projeto de aprendizagem sobre direitos humanos e convivência social, temas que surgiram para fazer com que as crianças refletissem sobre seus comportamentos e maneiras de resolver seus conflitos e sobre os princípios para uma vida em sociedade, levando em consideração quatro competências básicas: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ter senso moral. Por meio das atividades desenvolvidas em sala de aula ocorreu a ligação com laboratório de informática usando a criação de blogs com o objetivo da criação de um espaço em que os alunos pudessem registrar suas aprendizagens, pesquisas e descobertas assim como receber comentários de outras pessoas para analisar e responder conforme suas opiniões. Um trabalho que, por ser desenvolvido em duplas, exigiria uma boa convivência para ter qualidade. Sendo mais autônomos eles foram capazes de se entender melhor e acreditar mais em si mesmos, tendo um melhor comportamento e assim dando valor ao tema que estávamos trabalhando, ligando a teoria com a prática, usando exemplos expericiados por eles ou vistos em outro momento e assim fazendo refletir qual seria a melhor maneira de resolver determinada situação, conversando e discutindo sobre o certo e o errado. Nesta experiência também foram analisados aspectos éticos, buscando compreender como as crianças lidam com as regras de convivência e valorizando o ambiente em que se vive como exemplo, levando em consideração que desde pequenas as crianças aprendem, ou pelo menos deveriam aprender, conceitos e valores que as ajudam a compreender seus atos e que tem como função constituir uma subjetividade onde essas possam, mais tarde, tomar suas decisões morais com responsabilidade.. Para isso utiliza-se como aporte teórico pensadores como Jean Piaget, Miguel Arroyo e Eduardo Chaves. Os resultados deste trabalho foram observados levando em conta que a informática ajuda a enriquecer os ambientes de aprendizagem, amplia o espaço da sala de aula, ajuda a ampliar processos socioafetivos e a conscientização colocando o aluno como próprio sujeito da sua aprendizagem. Junto com esses aspectos, a ligação com a sala de aula e o tema escolhido tornou a turma mais cooperativa e pensante na resolução de seus problemas, o que conseqüentemente melhorou a convivência e a consciência social para fora da escola.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35718
Arquivos Descrição Formato
000815944.pdf (991.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.