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Implantação da sala de recursos multifuncionais em uma escola da rede municipal de ensino de Canoas – RS : um estudo de caso

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Implantação da sala de recursos multifuncionais em uma escola da rede municipal de ensino de Canoas – RS : um estudo de caso

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Título Implantação da sala de recursos multifuncionais em uma escola da rede municipal de ensino de Canoas – RS : um estudo de caso
Autor Machado, Maria Helena Fagundes
Orientador Brabo, Gabriela Maria Barbosa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Inclusão escolar
Prática pedagógica
Resumo O presente estudo procura relatar a experiência vivenciada durante o período de meu estágio curricular, durante os meses de abril a julho de 2010, relativo ao curso de Pedagogia a Distância vinculado à Universidade do Rio Grande do Sul – UFRGS, e apresenta reflexões a partir da implantação da sala de recursos multifuncionais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Canoas – RS. A pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de implantação da sala de recursos multifuncionais na referida escola, procurando situá-la dentro da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do MEC. Como objetivos específicos, temos os seguintes: apontar, através da pesquisa, os aspectos positivos e negativos da implantação da referida sala de recursos; buscar localizar a prática pedagógica desenvolvida nessa sala de recursos, durante o período de estágio curricular, na Política de Inclusão do governo federal. Convém ressaltar que tais reflexões não possuem a intenção de serem conclusivas, mas sim, de darem continuidade às indagações e inquietações surgidas durante o citado estágio. A pesquisa constituiu-se em uma abordagem qualitativa, que teve como instrumentos metodológicos a observação participante, a análise dos documentos (dossiês, laudos, fichas escolares etc.), revisão bibliográfica (políticas educacionais) e diário de campo, através dos diários de bordo e relatórios semanais de estágio. Portanto, neste trabalho, procurou-se descrever um pouco do início de minha vida profissional e do porquê de haver aceitado o convite para implantar a sala de recursos, concomitantemente com meu estágio curricular. Relatou-se, também, como a mantenedora foi selecionada para ser agraciada com a salas de recursos multifuncionais, quais foram os critérios para ingresso dos alunos nessa sala, bem como sobre o funcionamento dos atendimentos. Buscou-se explicitar como ocorreu minha prática pedagógica e todas as dificuldades encontradas para concluí-la. Por outro lado, fez-se questão de enfatizar o quanto tais dificuldades impulsionaram-me para a continuidade do trabalho e para a busca de melhorias no processo de implementação da sala de recursos, incidindo diretamente no processo de aprendizagem dos alunos que a frequentaram. No que tange ao referencial teórico, procurou-se estabelecer uma relação entre o pensamento libertário de Paulo Freire e o pensamento inclusivo de Vygotsky, como forma de pensar a educação especial em uma perspectiva inclusiva. Da mesma forma, buscou-se estabelecer uma análise do projeto de implantação da sala de recursos multifuncionais em consonância com os pressupostos contidos na Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Conclui-se, finalmente, que em se tratando do atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais, o conhecimento da teoria torna-se um elemento fundamental para que se possa compreendê-los de forma mais plena, da mesma maneira que o domínio sobre as políticas de inclusão e atendimento a esses alunos configuram-se em poderosa arma para que se possa reivindicar uma educação de qualidade que respeite verdadeiramente as diferenças.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35721
Arquivos Descrição Formato
000816100.pdf (221.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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