Repositório Digital

A- A A+

Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental

.

Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
Autor Diehl, Kátia
Orientador Costa, Iris Elisabeth Tempel
Co-orientador Aragón de Nevado, Rosane
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Pedagogical architecture
[en] Technologies of information and communication
Resumo O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem.
Abstract The present work searchs to tell and to analyze mine practical professor during the supervised curricular period of training, carried through in the period of 12 of April of 2010 to the 16 of June of 2010, in a public school of the state net of basic education of Porto Alegre, Rio Grande Do Sul. The main objective is to present the circumstances and the context of a pedagogical experience based on the combination of strategies, dynamic of groups, softwares educational and tools of support to the cooperation aiming at to the construction and the aiding of the learning, thus evidencing a Pedagogical Architecture. This work questions and reflects on the acceptance of the Technologies of Information and Communication (TICs) in the pertaining to school community, on its productive possibilities and a series of obstacles and difficulties that had appeared during the implantation and use of the Technologies of Information and Communication (TICs) in a public school. In the analysis of the facts if it makes evident how much practical of regency of classroom anchored in a Pedagogical Architecture, it renews the environment pertaining to school, it breaches with traditional paradigms and it considers to the pupil an active paper, reflective and creative during the education process/learning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35722
Arquivos Descrição Formato
000795179.pdf (1.648Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.