Repositório Digital

A- A A+

Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?

.

Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
Autor Seib, Kathia
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Autonomia
Protagonismo
[en] Autonomy
[en] Pbworks
[en] Students leadership
Resumo A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora. Um curso superior de qualidade, como é o caso do PEAD-UFRGS, proporcionou a professores atuantes em sala de aula, perceber a importância da transformação pedagógica resultante da inclusão digital e a aplicabilidade das ferramentas disponíveis no mundo tecnológico no espaço educativo. A utilização da ferramenta Pbworks, recurso online e colaborativo, proporciona aos alunos uma educação digital diferenciada e inovadora, levando-os a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes do seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com o aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a idéia de conhecimento unilateral para interdisciplinar.
Abstract The presence of technology is increasingly integrated with educational activities and the teacher should be very attentive to these changes. The various technological resources are becoming allies to pass that education to innovative static. A degree of quality, as is the case of PEAD-UFRGS, provided the teachers working in the classroom, understand the importance of pedagogical transformation resulting from digital inclusion and the applicability of the tools available in the educational technology world. The use of the tool Pbworks, provides students with a differentiated and innovative digital education, leading them to acquire an autonomy in constructing their learning, turning them into protagonists students. The teacher becomes a different role, as holder of the knowledge he becomes a researcher in education, along with students, interacting and socializing the new learning, transforming the idea of unilateral interactional knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35723
Arquivos Descrição Formato
000795180.pdf (2.007Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.