Repositório Digital

A- A A+

Os sentidos da escola para os alunos da EJA

.

Os sentidos da escola para os alunos da EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os sentidos da escola para os alunos da EJA
Autor Sobotyk, Luciene Borba
Orientador Comerlato, Denise Maria
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Exclusão social
Protagonismo
Resumo O presente trabalho apresenta relatos e análises de questões levantadas durante o estágio curricular com alunos adultos, e aprofundados no processo de pesquisa, a fim de identificar os sentidos da escola para estes sujeitos. Esse estudo se funda nas atividades pedagógicas desencadeadas pelo projeto pedagógico, elaborado para o estágio e desenvolvido em uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos – da rede municipal de Porto Alegre. Utilizo, como base teórica para as análises, as idéias de Paulo Freire, o construtivismo e os princípios da Educação Popular. Busco compreender como a escola, enquanto espaço pedagógico, e o trabalho nela desenvolvido promovem transformações na vida dos sujeitos da EJA, promovendo sentidos do “estar” na escola. Nessa perspectiva, analiso a possibilidade da constituição de novos sentidos que promovam os sujeitos da EJA a protagonistas de seus processos de aprendizagem. Para tanto, as práticas pedagógicas devem proporcionar a desacomodação de uma posição passiva, que muitas vezes ocupam, para uma posição em que se percebam parte integrante e importante da sua comunidade e da sociedade em geral. Considero que a prática pedagógica durante o estágio, utilizando como ferramenta primeira a metodologia dialógica, proporcionou trocas de experiências entre os participantes do grupo que permitiram o reconhecimento e a qualificação dos saberes cotidianos, a apropriação de novos saberes sistematizados, e a configuração de outro lugar social para os alunos da EJA.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35725
Arquivos Descrição Formato
000795189.pdf (219.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.