Repositório Digital

A- A A+

Uso pedagógico de imagens de arte

.

Uso pedagógico de imagens de arte

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso pedagógico de imagens de arte
Autor Oliveira, Maria Inês Dalpiás
Orientador Gandin, Luis Armando
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Arte
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento emocional
Imagem
Resumo Este trabalho apresenta a composição do relato e análise da experiência realizada na escola pública onde realizei meu estágio curricular, que teve como tema central o uso e consumo consciente da água e durante o qual foi proposta a realização de releituras de algumas obras de Portinari. ara que se garantisse a efetivação da proposta construtivista, expressa como objetivo primordial, utilizamos debates como recurso facilitador do processo de construção de opiniões. O debate como ação efetiva nas aulas produziu momentos de abertura para a manifestação da livre expressão, a que os alunos não estavam acostumados. O estudo de caso do arroio que fica próximo da escola e das casas dos alunos mostrava-se significativo e captava a atenção e o interesse do grupo. Mas ainda assim a professora percebeu que os alunos gostariam de falar sobre seus anseios diários. Foi sugerido então que o grupo passasse a estudar sentindo diferentes tipos de manifestação cultural, como a música e apreciação de obras de arte, como uma possibilidade de refletir sobre a vida a partir de uma perspectiva mais inspiradora e bela. Diante do desafio de apresentar uma proposta reflexiva que estabelecesse relação entre a sensibilidade e a compreensão para as angústias diárias dos alunos e a consciência sobre a gravidade da falta da água (trabalho base do estágio) foi apresentada ao grupo de alunos, como provocação: Portinari - Retirantes. O trabalho com releituras visava auxiliar os alunos na compreensão de seus anseios diários, próprios de crianças alvos de problemas emocionais e pais distantes ou ausentes, além da continuidade ao trabalho de estágio que exigia atenção e aquisição de conhecimentos relativos a água. Seguindo esses objetivos a proposta de releitura das obras de Portinari se adequou harmoniosamente. Ao entrar em contato com o tema que Portinari aborda em sua obra “Retirantes” (série de obras desse mesmo tema) os alunos começaram a construir sentido para seu contexto social – dor, solidão, perda e possível falta de recurso básico (água). Ao reproduzirem releituras, que configuravam suas sensações, vivenciaram a capacidade de dividir o desenho livre do preconceito, diante de um novo ponto de vista estético e sentiram necessidade de investigação sobre a força da palavra (como agressão), cujo resultado não mais predominava como positivo na sala de aula. As obras de Portinari possibilitaram o contato com um mundo sensível. No princípio de forma impactante, pois Retirantes revela uma realidade “feia”, com traços plasticamente singelos e simples para alunos de dez e doze anos. As aulas melhoraram no sentido do respeito mútuo e da colaboração nas questões de aprendizagem. A provocação resultou em propostas muito sérias, ditas ou não, mas reveladas no dia-a-dia na sua prática. Propósitos que se firmaram até o final do estágio, num clima de liberdade, respeito e colaboração. Novamente foi possível constatar que a arte desperta a inteligência sensível, transforma idéias anteriores e revela aos que dela fazem uso o que há de melhor em cada um.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35728
Arquivos Descrição Formato
000795203.pdf (1.469Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.