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dc.contributor.advisorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria Inês Dalpiáspt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:42Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35728pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a composição do relato e análise da experiência realizada na escola pública onde realizei meu estágio curricular, que teve como tema central o uso e consumo consciente da água e durante o qual foi proposta a realização de releituras de algumas obras de Portinari. ara que se garantisse a efetivação da proposta construtivista, expressa como objetivo primordial, utilizamos debates como recurso facilitador do processo de construção de opiniões. O debate como ação efetiva nas aulas produziu momentos de abertura para a manifestação da livre expressão, a que os alunos não estavam acostumados. O estudo de caso do arroio que fica próximo da escola e das casas dos alunos mostrava-se significativo e captava a atenção e o interesse do grupo. Mas ainda assim a professora percebeu que os alunos gostariam de falar sobre seus anseios diários. Foi sugerido então que o grupo passasse a estudar sentindo diferentes tipos de manifestação cultural, como a música e apreciação de obras de arte, como uma possibilidade de refletir sobre a vida a partir de uma perspectiva mais inspiradora e bela. Diante do desafio de apresentar uma proposta reflexiva que estabelecesse relação entre a sensibilidade e a compreensão para as angústias diárias dos alunos e a consciência sobre a gravidade da falta da água (trabalho base do estágio) foi apresentada ao grupo de alunos, como provocação: Portinari - Retirantes. O trabalho com releituras visava auxiliar os alunos na compreensão de seus anseios diários, próprios de crianças alvos de problemas emocionais e pais distantes ou ausentes, além da continuidade ao trabalho de estágio que exigia atenção e aquisição de conhecimentos relativos a água. Seguindo esses objetivos a proposta de releitura das obras de Portinari se adequou harmoniosamente. Ao entrar em contato com o tema que Portinari aborda em sua obra “Retirantes” (série de obras desse mesmo tema) os alunos começaram a construir sentido para seu contexto social – dor, solidão, perda e possível falta de recurso básico (água). Ao reproduzirem releituras, que configuravam suas sensações, vivenciaram a capacidade de dividir o desenho livre do preconceito, diante de um novo ponto de vista estético e sentiram necessidade de investigação sobre a força da palavra (como agressão), cujo resultado não mais predominava como positivo na sala de aula. As obras de Portinari possibilitaram o contato com um mundo sensível. No princípio de forma impactante, pois Retirantes revela uma realidade “feia”, com traços plasticamente singelos e simples para alunos de dez e doze anos. As aulas melhoraram no sentido do respeito mútuo e da colaboração nas questões de aprendizagem. A provocação resultou em propostas muito sérias, ditas ou não, mas reveladas no dia-a-dia na sua prática. Propósitos que se firmaram até o final do estágio, num clima de liberdade, respeito e colaboração. Novamente foi possível constatar que a arte desperta a inteligência sensível, transforma idéias anteriores e revela aos que dela fazem uso o que há de melhor em cada um.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleUso pedagógico de imagens de artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000795203pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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