Repositório Digital

A- A A+

O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?

.

O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tic’s podem modificar as práticas de aprendizagem?
Autor Castro, Marion Lopes dos Santos
Orientador Gandin, Luis Armando
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover práticas de aprendizagens nas aulas do Ambiente Informatizado e sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Villagran Cabrita, através do uso das TIC‘s (Tecnologias de Informação e Comunicação), do trabalho em grupo no Blog da Turma, identificando estratégias utilizadas para desenvolver uma aprendizagem participativa, cooperativa e de inclusão através das TIC‘s, como ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem em sala de aula interessante e motivadora. O meu trabalho consiste em apresentar estratégias a serem utilizadas em sala de aula e no ambiente informatizado, onde o uso dos recursos da informação e comunicação, tais como o micro, câmera digital, data show, pen drive, e os de uso comum: Globo Terrestre, mapas, revistas e livros pedagógicos. Durante o ano trabalhando com as ferramentas disponíveis no Ambiente da Informática, os alunos usaram o Blog como registro inicial de nossa ―Arquitetura Pedagógica‖. E foi através deste trabalho, pude observar o interesse que o grupo desenvolveu ao utilizar as TIC‘s para a efetivação de novas aprendizagens, principalmente as aprendizagens participativas e cooperativas. Constatei a necessidade deles de compartilhar com o(s) colega(s) verificando a informação e decifrando o que inseriam, houve divisão de tarefas e principalmente autoria de textos dos grupos, o que fez o grande grupo refletir e avaliar o conhecimento que havia sido agregado a cada nova pesquisa, no texto, buscando recursos para uma melhor acomodação de novos conhecimentos. Ao longo do trabalho investigativo, algumas questões foram surgindo, e entre elas estavam: o aproveitamento do tempo e a forma de explorar os recursos disponíveis, tanto Tecnológicos quanto pedagógico. Uma das questões a ser estabelecida pelos grupos seriam as formas de trabalho. Como dispor do tempo para postar as descobertas? Teriam que se organizar para assim poder realizar em tempo hábil todas as descobertas realizadas pela Turma. As combinações seriam fundamentais para tudo sair como desejado. Criaram regras para que o estudo se realizasse e foram em busca dos recursos didáticos e tecnológicos. Um dos recursos tecnológicos indispensáveis foi o uso do pen drive para o caso de falta de conexão com a internet, e como colaborador para o uso da data show. Em sala de aula, o Globo Terrestre e Mapas, para a observação e localização de regiões, municípios, estados e países. Os livros científicos, dicionários onde coletaram informações, gravuras, montagem de textos e autocorreção feita por eles. Ao final do trabalho investigativo na Construção da Arquitetura Pedagógica, os alunos realizaram uma reflexão sobre a importância das ferramentas das TIC‘s podem modificar as práticas de Aprendizagem. Esta analise de aprendizagem levam em consideração as competências desenvolvidas no Blog, e trabalho em grupo, através dos recursos pedagógicos e tecnológicos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35730
Arquivos Descrição Formato
000795209.pdf (843.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.