Repositório Digital

A- A A+

A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso

.

A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso
Autor Moraes, Rosária Lanziotti
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Gestão da educação
Prática docente
Resumo Neste trabalho apresento um relato da experiência de trabalhar com PA (Projetos de Aprendizagem), realizada no curso de Pedagogia a Distância da UFRGS (PEAD), na Interdisciplina Seminário Integrador e no período do Estágio. E como este processo desencadeou uma proposta de mudança no PPP da escola. O trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica na escola pode ser repensada a partir do uso do PA na sala de aula. Durante o curso fomos desafiadas a utilizar diferentes ferramentas voltadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. No estágio foi possível utilizar estes ambientes para construção de textos de forma cooperativa/colaborativa através dos recursos de busca e interação da web 2.0. As reflexões e transformações a partir desta prática iniciadas na elaboração do Plano do Estágio oportunizaram um espaço para trocas entre o grupo de professores que certamente irá possibilitar no futuro algumas mudanças na prática pedagógica de toda a escola. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso de método qualitativo. A importância deste debate é que a escola está caminhando para configurar o PPP como um espaço de planejamento constante, assim como articular a teoria e a práxis na elaboração desta proposta que será efetivamente vivenciada na sala de aula. A importância do papel do professor (a), o planejamento das aulas, a observação criteriosa e investigativa e a percepção deste aluno (a) como um ser social e histórico devem ser uma prática constante na escola. Atualmente percebo que apesar de todos concordarem com a importância das reuniões pedagógicas para o fortalecimento da prática docente, muitos ainda resistem ou se omitem desta construção.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35733
Arquivos Descrição Formato
000795237.pdf (215.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.