Repositório Digital

A- A A+

Sala de aula improvisada : novo espaço, novas aprendizagens

.

Sala de aula improvisada : novo espaço, novas aprendizagens

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sala de aula improvisada : novo espaço, novas aprendizagens
Autor Silva, Roselana Rodrigues da
Orientador Costa, Iris Elisabeth Tempel
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Escola
Prática pedagógica
Resumo O presente trabalho descreve e analisa a prática pedagógica, desenvolvida ao longo do meu estágio curricular obrigatório de 180horas, de abril a julho de 2010, do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS, realizado com uma turma de 32 alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Alvorada, RS. Em uma sala de aula instalada, provisoriamente, em um galpão que não era próprio para o ensino, com pouca ventilação e isolamento acústico muito precário, desenvolvi atividades diversificadas, buscando nas práticas utilizadas maneiras de conciliar o desafio com o desenvolvimento cognitivo da turma. Trabalhar com os alunos a construção de regras também foi importante para uma boa convivência nesse espaço. Durante este período, os únicos recursos com os quais podia contar eram o quadro, o giz, uma câmera digital e o apoio dos professores das horas atividades de Recreação, Educação artística e Hora do Conto. Mesmo na hora do recreio, os alunos permaneciam nas salas de aulas, por falta de espaço próprio para o lazer. Acredito que os trabalhos em grupo, as atividades lúdicas e de pesquisa e atividades que levavam em conta a realidade dos alunos foram recursos importantes para trabalhar com eles nesse espaço improvisado que tínhamos, incentivando a interação entre os alunos, estimulando a curiosidade e a aprendizagem. Para fundamentar teoricamente este trabalho busquei apoio nas leituras de BROUGÉRE, FORTUNA, FREIRE, FRIEDMANN, PERIN, entre outros. As condições do espaço, organização, recursos, diversidade de ambientes internos e ao ar livre, limpeza, segurança, etc. são fundamentais, mas são as interações que qualificam o espaço. Mesmo estando em um local que não é próprio para o ensino (galpão), foi possível realizar um trabalho pedagógico de qualidade, pois tinha também o amparo das minhas colegas e equipe diretiva.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35735
Arquivos Descrição Formato
000795243.pdf (697.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.