Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Iris Elisabeth Tempelpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Roselana Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35735pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve e analisa a prática pedagógica, desenvolvida ao longo do meu estágio curricular obrigatório de 180horas, de abril a julho de 2010, do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS, realizado com uma turma de 32 alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Alvorada, RS. Em uma sala de aula instalada, provisoriamente, em um galpão que não era próprio para o ensino, com pouca ventilação e isolamento acústico muito precário, desenvolvi atividades diversificadas, buscando nas práticas utilizadas maneiras de conciliar o desafio com o desenvolvimento cognitivo da turma. Trabalhar com os alunos a construção de regras também foi importante para uma boa convivência nesse espaço. Durante este período, os únicos recursos com os quais podia contar eram o quadro, o giz, uma câmera digital e o apoio dos professores das horas atividades de Recreação, Educação artística e Hora do Conto. Mesmo na hora do recreio, os alunos permaneciam nas salas de aulas, por falta de espaço próprio para o lazer. Acredito que os trabalhos em grupo, as atividades lúdicas e de pesquisa e atividades que levavam em conta a realidade dos alunos foram recursos importantes para trabalhar com eles nesse espaço improvisado que tínhamos, incentivando a interação entre os alunos, estimulando a curiosidade e a aprendizagem. Para fundamentar teoricamente este trabalho busquei apoio nas leituras de BROUGÉRE, FORTUNA, FREIRE, FRIEDMANN, PERIN, entre outros. As condições do espaço, organização, recursos, diversidade de ambientes internos e ao ar livre, limpeza, segurança, etc. são fundamentais, mas são as interações que qualificam o espaço. Mesmo estando em um local que não é próprio para o ensino (galpão), foi possível realizar um trabalho pedagógico de qualidade, pois tinha também o amparo das minhas colegas e equipe diretiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleSala de aula improvisada : novo espaço, novas aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000795243pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples