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Uma análise do critério cronológico como fator único para ingresso no 1° ano do ensino fundamental no município de Ivoti

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Uma análise do critério cronológico como fator único para ingresso no 1° ano do ensino fundamental no município de Ivoti

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Título Uma análise do critério cronológico como fator único para ingresso no 1° ano do ensino fundamental no município de Ivoti
Autor Hanauer, Cristina Luiza Metz
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Ensino fundamental
Resumo O tema deste trabalho é a análise do critério cronológico utilizado para ingresso dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Ivoti. Os alunos das turmas de Nível 5 ou Pré B da Educação Infantil, conforme o Regimento Escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, precisam ter 6 anos completos até 31 de março para ingressar no 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Assim, foi estabelecida a seguinte questão de pesquisa: o critério cronológico deve ser o único fator determinante para ingresso dos alunos no 1° ano do Ensino Fundamental no município de Ivoti? Este projeto – uma análise da adoção do fator cronológico como único critério para a admissão dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental na rede mencionada – relaciona e fundamenta as possíveis consequências negativas da adoção desse critério único no desenvolvimento dos alunos. O estudo de caso, metodologia utilizada, inclui investigação em sala de aula, na Escola Municipal de Educação Infantil Bem Querer. A fundamentação teórica, embasada nas principais contribuições de Jean Piaget e Lev Vygotsky na sistematização do desenvolvimento da inteligência humana, aborda a temática da maturidade psicológica para a aprendizagem e indica, finalmente, a possibilidade de existirem variações significativas nos interesses e habilidades dos alunos, independente de sua idade. Pode-se supor que a utilização do fator cronológico como único critério para a promoção ou ingresso dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental deve ser analisada com cuidado, por desconsiderar outros fatores, condições e experiências de cada criança em particular.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35737
Arquivos Descrição Formato
000815882.pdf (1.742Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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