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Aplicando a lei 10.639/03 numa turma do quinto no do ensino fundamental

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Aplicando a lei 10.639/03 numa turma do quinto no do ensino fundamental

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Título Aplicando a lei 10.639/03 numa turma do quinto no do ensino fundamental
Autor Amaral, Elisandra
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Autoestima
Ensino fundamental
Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003
Preconceito
Resumo A diversidade cultural presente no espaço escolar, além de ser motivo para aprendizagens, interfere negativa e positivamente nas relações. Considerando a presença de situações de preconceito envolvendo alunos afrodescendentes e baixaestima destes em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental no município de Canoas, o presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar diferentes estratégias de aplicação da Lei 10639/03, visando a diminuição do preconceito e melhorando a autoestima dos alunos afrodescendentes. Analisando o desenvolvimento dessas estratégias, percebe-se que é possível haver uma mudança de atitude dos alunos no sentido de diminuir as tensões que se estabelecem na sala de aula por conta de abrigar sujeitos de diferentes etnias, e elevar a autoestima dos alunos afrodescendentes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35812
Arquivos Descrição Formato
000815439.pdf (849.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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