Repositório Digital

A- A A+

Arquiteturas pedagógicas : uma experiência de aplicação em sala de aula

.

Arquiteturas pedagógicas : uma experiência de aplicação em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arquiteturas pedagógicas : uma experiência de aplicação em sala de aula
Autor Guedes, Edilaine Fernanda Velho
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Arquitetura escolar
Projeto
Resumo O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições das arquiteturas pedagógicas utilizadas com apoio da tecnologia virtual e adaptadas ao processo de letramento de alunos de 3° ano, portanto, seu foco são exatamente as interfaces constituídas entre arquiteturas pedagógicas e educação visando à produção de aprendizagens significativas por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta reflexão se constitui a partir das atividades realizadas durante o Estágio Docente no 1º semestre de 2010, numa Escola Municipal de São Leopoldo. É uma pesquisa de caráter qualitativo que se organiza a partir de observações participantes e análise das produções dos alunos. No período do Estágio, foi desenvolvido um Projeto de Aprendizagem intitulado Grécia Antiga, sua mitologia e seus heróis. O projeto surgiu da curiosidade dos alunos sobre as pinturas na parede do corredor da sala de aula e que apresentam imagens da Grécia Antiga. Do interesse pelas imagens na parede derivaram perguntas que conduziram ao estudo sobre a Grécia Antiga, a mitologia e os heróis gregos. Fizeram parte do planejamento várias arquiteturas pedagógicas, motivo pelo qual este trabalho discute sobre a possibilidade de combinar os recursos tecnológicos com os pedagógicos. Arquitetura pedagógica é uma proposta de atividade fundamentada no trabalho cooperativo com o uso da tecnologia e leva a aprendizagens significativas. A partir de aportes teóricos baseados na contribuição de Léa Fagundes, José Valente e Paulo Freire para o estudo sobre este assunto, apresentam-se, neste texto, algumas definições dos elementos constituintes de uma arquitetura pedagógica, destacando o quanto elas permitem que os alunos realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos. As propostas pedagógicas enfocadas neste trabalho são o projeto de aprendizagem e a aprendizagem Incidente – dois tipos de arquiteturas pedagógicas. Conclui-se que é muito importante, para o processo de ensino-aprendizagem, que o professor conheça tanto as teorias de aprendizagem como os recursos disponíveis que podem ser aplicados. Com a realização deste trabalho somada à reflexão sobre ele, foi possível produzir conhecimento sobre as arquiteturas pedagógicas aplicadas em sala de aula, descobrindo, na prática, um dos novos papéis do professor na sociedade do conhecimento: o de auxiliar os alunos a procurar, filtrar, selecionar, aceitar ou recusar informações e produzir conhecimento a partir delas. Com o uso da tecnologia, a relação entre educandos e educadores tende a ser mais próxima, podendo-se, através do diálogo e da afetividade, cultivar, explorar e manter a motivação que os alunos apresentam ao manusear computadores para pesquisar e produzir conteúdo. O uso de arquiteturas pedagógicas permite aos alunos disporem de atividades instigantes e desenvolve métodos de trabalho interativos e construtivos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35814
Arquivos Descrição Formato
000815446.pdf (714.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.