Repositório Digital

A- A A+

Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais

.

Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais
Autor Souza, Daiany Ferrão Pires de
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Informática na educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos e buscando compreender a importância das atividades realizadas em um Espaço Informatizado para a aprendizagem significativa e o interesse do educando. A investigação foi realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia em uma Escola Pública da Rede Municipal de São Leopoldo, com uma turma de 3º Ano A, entre o período de abril a junho de 2010. A metodologia adotada envolveu registro de relatos dos alunos sobre as atividades propostas e análise dessas produções e, por extensão, das experiências vividas no Laboratório de Informática da escola, sendo uma investigação de caráter qualitativo. Como referenciais que me serviram de apoio na reflexão produzida cito Lea Fagundes, José Armando Valente e Seymour Papert. Esta experiência me fez perceber, de modo incipiente, que as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), geradas nas últimas décadas, estão contribuindo para a transformação dos processos de ensino. Nesse sentido, o computador deve ser considerado uma ferramenta de apoio que facilita o trabalho do professor e do aluno, proporcionando e abrindo espaços para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas e, assim, possibilitando que redescubram e reconstruam juntos o conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35815
Arquivos Descrição Formato
000815457.pdf (3.377Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.