Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPorto, Leonardo Sartoript_BR
dc.contributor.authorParker, Ana Beatriz Corrêa Bezerrapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35818pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo refletir como os Projetos de Aprendizagem podem proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da disciplina dos alunos. Para tanto, analiso minha prática pedagógica durante o período de estágio curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Arnaldo Reinhardt, no município de Novo Hamburgo, com o 5º ano B problematizando a questão a partir do referencial teórico de Paulo Freire e Jean Piaget. Entendo que o conhecimento não se reduz a simples transmissão de saberes de uma pessoa a outra, mas de uma construção possível através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deseja descobrir, conhecer. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, inquirir, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, estabelecer as dúvidas e certezas, concluir, enfim posicionar-se. Portanto, os pressupostos que se inscrevem em minhas elucidações posicionam-me enquanto educadora que acredita numa educação transformadora, onde a nossa aprendizagem ocorra em conjunto com a dos alunos, vivenciando situações que nos levem a modificar nosso olhar para a realidade que nos cerca, construindo nossos conhecimentos cooperativamente. Nesse sentido, busca elucidar a partir da experiência realizada como o trabalho com os Projetos de Aprendizagem possibilita que nossos alunos passem a ter mais interesse nas aulas, melhorando também o seu posicionamento, disciplina, sua autonomia e criticidade.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to reflect how the Learning Projects can provide the development of autonomy and discipline of students. To that end, I analyze my teaching during the probation, held at the Municipal School of Basic Education Councilor Arnaldo Reinhardt, the city of Novo Hamburgo, in the 5th grade B problematizing the issue from the theoretical framework of Paulo Freire and Jean Piaget. I understand that knowledge is not reducible to mere transmission of knowledge from one person to another, but a building made possible through the action of the individual on what you want to discover, learn. This action is to observe, explore, search, investigate, compare, relate, discriminate, make hypotheses, establish the doubts and certainties, to conclude, finally position itself. Therefore, the assumptions that fall on my elucidations positioned me as an educator who believes in a transformative education, where our learning takes place in conjunction with students' living situations that cause us to modify our eyes to the reality around us, building our knowledge cooperatively. Accordingly, attempts to elucidate from the experiment conducted as working with the Learning Projects allows our students to spend more interested in the lessons, improving its position, discipline, self-reliance and criticality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProject learningen
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDevelopment of autonomyen
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectDisciplineen
dc.titleOs projetos de aprendizagem desenvolvem a autonomia e disciplinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815788pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples