Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorHofmann, Maria Angélicapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:34Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35821pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças em sala de aula, onde convivem diariamente, em busca de novos saberes. Para isto, em primeiro momento procuro explicitar de forma contextualizada como ocorre esse desenvolvimento, em diferentes áreas do conhecimento, e em seguida, faço relação com um fazer pedagógico que inclui minha prática em sala de aula, a partir do estágio realizado numa escola municipal, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo, destacando as reflexões semanais advindas desta prática, com a finalidade de reafirmar a importância do lúdico como instrumento pedagógico no auxilio no processo de alfabetização da criança, independente de sua clientela, seja ela PNEE ou não. Até porque, cada vez mais nossas escolas estão inseridas no processo de inclusão, onde novas práticas tornam-se essenciais para atingir todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança, incluindo sua socialização e inclusão. Assim, também convivemos com escolas especiais, que atendem alunos com necessidades especiais, e igualmente voltadas ao desenvolvimento deste aluno como um todo, procurando valorizar suas habilidades, de forma mais prazerosa possível, incluindo em sua ação pedagógica o fazer lúdico. Com a finalidade de analisar como vem sendo esta prática para o educador da escola de estágio e para o educador de escola especial (facilitadora ou não da aprendizagem), resolvi realizar duas entrevistas: primeiro com os educadores da escola onde fiz meu estágio (onde trabalho atualmente) e para uma educadora de escola especial (ex-colega), finalizando meu TCC , analisando nos dois últimos capítulos as referidas entrevistas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.titleA ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815798pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples