Repositório Digital

A- A A+

“os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)”

.

“os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)”
Autor Ávila, Andréia Rodrigues de
Orientador Gandin, Luis Armando
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Blog
Ciberespaço
Computador na educação
Comunicação
Resumo O trabalho apresenta alguns dos efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos, resultantes de observações e constatações sobre a prática de estágio em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, do curso de Pedagogia - Educação a Distância (UFRGS). O escopo do texto evidencia alguns tipos de alterações na prática de construção de conhecimento entre educador (a) e educandos (as) quando da utilização das ferramentas tecnológicas existentes no laboratório de informática da escola – instrumentos já conectados à rede de internet. O embasamento teórico expresso define conceitos de ciberespaço e a partir disso fica demonstrado, através da análise de falas de alunos e professores, no todo do trabalho, os impactos ocorridos com a mudança de atitude de professor(a) e alunos(as) após o estabelecimento do contato com os ambientes virtuais da web. O estágio realizado teve como ferramenta mediadora da construção de conhecimentos a arquitetura pedagógicas de um Blog, no qual alunos postavam imagens e produziam textos. O estágio foi realizado no Instituto Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Carmo entre os meses de abril a junho do ano de 2010. No trabalho fica demonstrado que o planejamento do professor tem que ser flexível às sugestões de mudanças de enfoques didáticos advindas da curiosidade dos alunos, geradas com utilização do laboratório de informática. O texto evidencia que a produção das aulas no ambiente do laboratório de informática da escola, além de dinamizar e redefinir o papel dos alunos no processo de construção de conhecimento resgata, com maior naturalidade e ludicidade, a função da efetivação das relações de colaboração e comunicabilidade como fatores fundamentais no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, o que gera uma maior autonomia e assunção mais protagônica do educando nas ações de sua própria formação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35824
Arquivos Descrição Formato
000794985.pdf (432.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.