Repositório Digital

A- A A+

Reflexão dos alunos sobre suas vidas, suas famílias e o meio onde vivem

.

Reflexão dos alunos sobre suas vidas, suas famílias e o meio onde vivem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexão dos alunos sobre suas vidas, suas famílias e o meio onde vivem
Autor Porto, Eliane Batista
Orientador Gandin, Luis Armando
Co-orientador Furtado, Tanara Forte
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Família
Ludicidade
[en] Family
[en] Playfulness
[en] Reflection
Resumo Todos nós sabemos da importância de algumas referências pessoais em nossa vida para que nós sejamos distinguidos uns dos outros, além de nossa identidade. Partindo do questionamento de um aluno, onde o mesmo demonstrou não ter conhecimento sobre a data do seu próprio nascimento, ou aniversário, como as crianças chamam, elaborei meu projeto de estágio visando trabalhar a identidade de cada um. Então juntamente com a turma propus a construção de um boneco de pano, onde através deste os alunos pudessem refletir sobre suas vidas, suas famílias e o meio onde vivem. Assim o boneco Bruno, ganhou forma e vida. Bruno passou então a fazer parte da turma, mas principalmente da vida dos alunos no momento em que cada um levava o boneco para casa, proporcionando a todos membros da família, momentos importantes onde o lúdico tomava conta do coração de todos. lúdico tomava conta do coração de todos. Este projeto foi extremamente importante, pois cada aluno conseguiu expor suas dificuldades, alegrias e os dramas vividos no dia-a-dia como por exemplo a falta de espaço dentro de suas casas, a ausência de conforto e até o tipo de alimentação das famílias, a ausência dos pais, a responsabilidade de cada membro da família. O relato da aluna Ingrid após ter passado um dia e uma noite com o boneco Bruno em sua casa retrata toda esta questão: “Botei ele no sofá um pouco e liguei a TV pra nós dois olhar. Meu irmão foi esquentar a comida (9 anos). Às vezes meu pai leva nós pra casa dele. Nós ficamos sozinhos o dia todo. Meu irmão, por nada deu um tapão na cara do Bruno e ele nem tinha feito nada pra ele, aí eu fiquei bem triste mas não briguei com meu irmão por que senão ele ia bater em mim também. Quando minha mãe chegou do serviço, se assustou com o Bruno no sofá.Ela chegou em casa com duas visitas e fez arroz, salada de tomate e hambúrguer pra gente comer. O mano lavou a louça e eu “barri” a casa. Só não gostei porque na hora de dormir, a mãe não deixou o Bruno dormir comigo. Ela que dormiu com ele.”
Abstract We all know the importance of several personal references in our lives that we might be distinguished from each other, and our identity. From the questioning of a student, where it proved to be unaware of the date of his birth, or birthday, as the children call, I developed my stage design work aimed at the identity of each. So along with the gang set out to build a rag doll, where through this the students could reflect on their lives, their families and their environment. So the puppet friends, and life took shape. Bruno then went on to join the group, but mainly students' life at the time each one took the doll home, giving all family members, important moments where the play took care of everyone's heart. play took care of everyone's heart. This project was extremely important, because every student was able to expose their difficulties, joys and tragedies experienced in day-to-day activities such as the lack of space inside their homes, lack of comfort and even the type of food for families the absence of parents, the responsibility of each family member. The account of the student Ingrid after spending a day and a night with the doll in his house Bruno portrays this whole issue: "I put him on the couch a bit and turned on the TV look for us two. My brother was heating food (9 years). Sometimes my dad takes us to his place. We were alone all day. My brother, for nothing gave a slap in the face of friends and he had not done anything for him, so I was very sad but did not fight with my brother for that he would hit me too. When my mother came home from service, was startled by the sofá.Ela Bruno came home with two hits and made rice, tomato salad and hamburgers for us to eat. The brother and I washed the dishes "barri" the house. Just because I did not like at bedtime, the mother would not let me sleep Bruno. She slept with them. "
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35835
Arquivos Descrição Formato
000795025.pdf (701.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.