Repositório Digital

A- A A+

O método no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças de seis anos

.

O método no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças de seis anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O método no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças de seis anos
Autor Severo, Anéte Terezinha
Orientador Porto, Leonardo Sartori
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Letramento
Resumo O presente trabalho trata de refletir sobre o método fônico, metodologia integrante do Programa de Alfabetização, adotado pela escola em parceria com a secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, e as contribuições das arquiteturas pedagógicas, Mapas conceituais e Projetos de Aprendizagem, no contexto da sala de aula, adaptados ao processo da alfabetização e letramento de alunos de 1° ano do Ensino Fundamental de nove anos, aos seis anos de idade. Portanto, seu foco está na alfabetização e letramento, constituídas entre metodologia fônica, arquiteturas pedagógicas e educação visando a construção de aprendizagens significativas por parte destes sujeitos, inseridos na referida turma. Esta reflexão se constitui a partir das atividades realizadas durante o Estágio Docente no 1º semestre de 2010, numa Escola Estadual no município de Montenegro. Este estudo tem caráter de análise, que se organiza a partir de observações, anotações e análise das produções dos alunos. No período do Estágio foram desenvolvidos os Projetos de Aprendizagens que surgiram da curiosidade dos alunos. E também, por textos trazidos pelo programa de alfabetização, que apontavam para situações vividas em sala de aula. Entre os temas trabalhados está o intitulado, “Apelidos”. Este projeto surgiu a partir da necessidade de trabalhar valores, pois o referido assunto era algo muito pertinente entre os sujeitos da turma, pois o mesmo gerava conflitos entre os alunos. Este Projeto de Aprendizagem teve sua origem a partir da leitura de um texto chamado “Meu nome não é esse” que tratava da história de um menino, que sofria devido aos “nomes”, (apelidos) que os colegas da turma lhe atribuíam. Ao realizarmos a leitura deste texto, ouve a identificação de muitos alunos da turma, com o menino da história. A partir de então, combinamos a construção deste Projeto de Aprendizagem, nele buscamos identificar e compreender os pontos positivos e negativos dos “nomes”, à pessoa que está recebendo-os. Fez parte do planejamento, várias arquiteturas pedagógicas, e a metodologia fônica, ao mesmo tempo, motivo pelo qual este trabalho discute sobre a possibilidade de combinar as metodologias pedagógicas, ditas fônicas e significativas. Arquitetura pedagógica é uma proposta de atividade fundamentada no trabalho cooperativo com o uso de diferentes suportes pedagógicos, entre eles estão os mapas conceituais, que é uma excelente ferramenta a auxiliar na condução às aprendizagens significativas. A partir de aportes teóricos baseados na contribuição de Magda Soares, João Batista Araújo e Oliveira, Paulo Freire, Fernando Hernández, David P. Ausubel e Joseph Novak para o estudo sobre este assunto, apresentam-se, neste texto, algumas definições dos elementos constituintes de uma arquitetura pedagógica, no âmbito da aprendizagem significativa, destacando o quanto elas permitem que os alunos realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos, como também sobre a metodologia fônica para atingir uma escrita e principalmente, fluência na leitura. Portanto, as propostas pedagógicas enfocadas neste trabalho são os projetos de aprendizagem e o método fônico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35837
Arquivos Descrição Formato
000815783.pdf (960.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.