Repositório Digital

A- A A+

Incompletitude dos registros do sistema de informação sobre mortalidade : um problema para o planejamento de ações em saúde pública?

.

Incompletitude dos registros do sistema de informação sobre mortalidade : um problema para o planejamento de ações em saúde pública?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Incompletitude dos registros do sistema de informação sobre mortalidade : um problema para o planejamento de ações em saúde pública?
Autor Rodrigues, Fernanda Araújo
Orientador Gerhardt, Tatiana Engel
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Registros de mortalidade
Sistemas de informação
Resumo Buscou-se através deste estudo, analisar a qualidade de alguns registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) no ano de 2009, identificando as principais variáveis não preenchidas da forma preconizada. Foram investigados, através de uma pesquisa quantitativa, os óbitos dos residentes em Porto Alegre. A análise dos dados foi realizada a parir da incompletitude dos campos e com o auxilio do software estatístico SPSS 10.0. O SIM registrou, no período, 11.142 óbitos, dos quais foram excluídos 18, referentes a desconhecidos post mortem. Verificou-se elevada proporção de variáveis com nível de preenchimento excelente, enquanto alguns campos foram classificados como ruim e muito ruim. Observaram-se alterações na definição da causa básica do óbito, após resgate de informações pela própria equipe do SIM. Constatou-se que, apesar de algumas falhas foi possível construir o perfil epidemiológico de Porto Alegre para o ano em estudo, e identificar demandas em saúde, permitindo então adequações de planejamento. Ressalta-se a necessidade de novos trabalhos sobre o tema a fim de identificar limitações e qualificar progressivamente os registros do SIM.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/35933
Arquivos Descrição Formato
000816641.pdf (1.556Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.